#

ESTÁGIO

VOCÊ SABE O QUE É? E PARA QUE SERVE O ESTÁGIO?

Conforme a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que pode ser encontrada no Manual do Estágio do CPS.

O Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza prevê o estágio como atividade curricular:

Artigo 9º ‐ As atividades curriculares têm a seguinte natureza formal:

...

II ‐ Estágio: é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante e pode ser subdividido em:

a. Estágio obrigatório: previsto no Projeto Pedagógico do Curso e parte integrante da carga horária necessária para a sua integralização;

b. Estágio não obrigatório: também previsto no Projeto Pedagógico do Curso, mas sem carga horária obrigatória para a sua integralização tendo, portanto, caráter opcional para o aluno;

...

A importância do estágio é muito maior do que a do simples cumprimento de uma obrigação curricular ou a de se conseguir uma fonte de renda durante os estudos. O aluno deve ver no estágio a oportunidade de vivenciar o que aprendeu nas aulas e, como consequência, diferenciar‐se na sua formação e garantir sua empregabilidade. Por outro lado, a Fatec deve zelar pelo desenvolvimento de estágios que realmente cumpram a função da complementação da formação oferecida pelos seus cursos e incorporar a eles os novos conhecimentos trazidos pelos alunos.

QUAIS OS TIPOS DE ESTÁGIO?

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

É o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante e pode ser subdividido em:

>> Saiba mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Previsto no Projeto Pedagógico do Curso e parte integrante da carga horária necessária para a sua integralização. A partir do 3° semestre.

>> Saiba mais

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Também previsto no Projeto Pedagógico do Curso, mas sem carga horária obrigatória para a sua integralização tendo, portanto, caráter opcional para o aluno. Pode ser feito em qualquer semestre do curso.

>> Saiba mais