O termo Hackathon é a junção das palavras em inglês “hack” e “marathon”, que é traduzido como maratona de programação. Nesse caso, o hack é uma coisa boa, pois os participantes desenvolvem ideias inovadoras para a área de tecnologia das empresas organizadoras dos eventos. São essas companhias que definem um tema para a competição.
Nos hackathons, os participantes inscritos são distribuídos em times, os quais são compostos por pessoas com conhecimentos variados, como programação, design gráfico, gestão empresarial e outros. Eles devem criar um projeto que encaixe o tema do evento, com soluções e inovação tecnológica. O objetivo da competição não é programar um app inteiro, mas planejar a ideia e desenvolver o básico dela.
No Brasil, a Campus Party promove hackathons com temas sociais, que envolvem saúde, educação, mobilidade, segurança pública, cultura e tecnologias assistivas. Além disso, a Uber também realiza sua própria maratona de programação, a Uber Hack. A competição conta com várias fases, que são sediadas em diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Porto Alegre.
Os hackathons online demandam menos trabalho aos organizadores, pois não é necessário alugar um local para sediar a competição. Todos os projetos são enviados remotamente, com um prazo delimitado. Além disso, a maratona de programação online costuma durar menos tempo do que as presenciais, que contam com workshops e palestras. Os participantes desenvolvem as ideias com seus times online, sem a necessidade de se deslocar para o evento.
Entretanto, a programação segue alguns padrões dos eventos presenciais. Nos hackathons online, a primeira atividade é a apresentação das organizações que participam do evento. Após isso, os problemas e necessidades buscados com a competição são apresentados e os participantes são divididos em times com o mesmo nível de conhecimento. Após a definição dos times, os participantes esboçam a ideia e começam a desenvolver o protótipo. Ao final do evento, o projeto vencedor é o que mais se encaixa nas necessidades das organizações.
Os principais participantes dos hackathons são engenheiros, programadores, desenvolvedores de software, estudantes de computação e estudantes do ensino médio. Por conta disso, algumas edições de hackathon são realizadas em grandes universidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em inglês) promove o HackaMIT. Já no Brasil, universidades como USP e Unesp também sediaram edições do hackathon. Assim como as FATEC´S possuem o INTERFATEC´S maratona realizada anualmente.
Embora atraia bastante os profissionais da área da tecnologia, designers, publicitários e analistas de negócios, costumam compor os times nos hackathons. Além disso, já são realizados hackathons específicos para algumas áreas, como a mecânica de bicicletas elétricas
Os participantes dos hackathons saem com mais conhecimento sobre programação, além de trocarem experiências com outras pessoas que estão na indústria da tecnologia. O networking com grandes profissionais também pode ajudar nas carreiras dos participantes.
Outro benefício para os desenvolvedores, é que os projetos vencedores por causa da inovação, ganham prêmios que geralmente são em dinheiro.
Além disso, os programadores também têm a chance de trabalhar em conjunto com o time dos hackathons.
Empresas e instituições fazem Hackathons por diversos motivos. Entre as principais, podemos destacar:
- CONSTRUÇÃO DE SOFTWARES
Nesse caso, um grupo de funcionários de uma empresa ou estudantes se reúne para criar novas ferramentas de software. Os apps criados podem ter temas livres ou um objetivo simples, de acordo com os interesses do organizador.
- INOVAÇÕES CORPORATIVAS
A inovação é uma das formas mais rápidas e sustentáveis de manter uma empresa competitiva. Durante umHackathon focado na inovação, equipes de desenvolvimento deverão buscar novas abordagens para a solução de problemas do dia a dia, mais flexíveis e que permitam o estabelecimento de novas oportunidade de negócio.
- RECRUTAMENTO DE NOVOS PROFISSIONAIS
Buscar talentos no mercado muitas vezes é uma atividade complicada. Nesse contexto, o Hackathon surge como uma maneira de promover o encontro de possíveis novos funcionários para uma empresa de TI. Eles terão as suas habilidades colocadas à prova e, no final de 24 horas, será fácil identificar aqueles que conseguem resolver problemas em situações extremas, trabalhar em equipe e identificar bons métodos de trabalho rapidamente.
- AUMENTAR O ENGAJAMENTO EM TORNO DE UMA FERRAMENTA OU LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Alguns Hackathons são promovidos para aumentar o conhecimento de desenvolvedores em torno de uma linguagem ou framework, como JavaScript ou HMLT5. Por meio delas, desenvolvedores podem conhecer melhor como APIs e sistemas funcionam, aumentando a sua experiência e habilidades de programação.
- MELHORIAS NA SOCIEDADE
Muitas vezes instituições de ensino ou o próprio governo promovem Hackathons para resolver problemas da sociedade e criarem novas parcerias com a iniciativa privada. Política, trânsito, educação e saúde são apenas alguns setores da sociedade que podem ser impactados por esse tipo de App Jam. Assim, novas abordagens podem ser adotadas mais rapidamente, sem as burocracias tradicionais do poder público.
- MELHORIA NOS SERVIÇOS DE UMA EMPRESA
Os Hackathons Corporativos permitem que colaboradores de uma companhia se unam em busca de otimizações nos sistemas internos de uma empresa ou na busca por novas funções nos seus produtos. Elas são muito comuns em companhias como Google, Facebook e Microsoft. No caso da rede social americana, por exemplo, podemos destacar o botão de like, que surgiu após uma maratona de programação na empresa.
NASA INTERNACIONAL SPACE APPS CHALLENGE - O MAIOR HACKATHON DAS GALÁXIAS
Próxima Edição: 07 e 08 de outubro de 2023
CAMPUS PARTY - 2021
Reboot the Worl 2.1 - Quem muda o mundo voltou!
UBER HACK 2019
O desafio nacional que vai buscar soluções de mobilidade para tentar resolver o quebra-cabeça que é o trânsito das nossas cidades.
MARATONA INTERFATECS - 2023
Trata-se de uma competição disputada em equipes que envolve a resolução de problemas por meio do projeto e implementação de algoritmos computacionais.
HACKATHON POTÊNCIA HACK POWERD BY IFOOD - 2023
Como a educação tecnológica pode ser acessível para todos?
- BEECROWD
Somos uma comunidade global de desenvolvedores comprometidos em continuar evoluindo como estudantes e profissionais. Treine algoritmos e desafios de programação e torne-se o especialista que você sempre sonhou ser.