Segue o depoimento da aluna:

Em fevereiro de 2024, fiz minha viagem para os Estados Unidos, especificamente para Nova York, foi uma experiência transformadora. Fui por um mês com um grupo de 20 alunos de diversas Fatecs e um professor, como parte do programa do Arinter CPS oferecido pela minha faculdade Fatec Ferraz de Vasconcelos e acompanhados pela Egali Intercâmbio. Para alguém que cresceu na zona leste de São Paulo, receber uma oportunidade como essa, com tudo pago, parece quase um sonho, como se fosse preciso vender a alma para realizá-lo ou como se fosse necessário um sacrifício imenso para viver tal experiência. No entanto, foi simplesmente fruto do meu esforço acadêmico.

Na época, eu estava no quinto semestre da faculdade no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dividindo meu tempo entre as aulas e um estágio. Quando fui selecionada para a viagem, confesso que a primeira coisa que me veio à mente era que eu não daria conta, porém, com o incentivo da minha família e o apoio do trabalho, decidi seguir em frente.

No início, senti um misto de excitação e medo, afinal, estava indo sozinha para um destino desconhecido. Mas, logo percebi que com a companhia dos colegas, esse receio iria passar. Durante esse mês, realizei um grande sonho de conhecer Nova York, uma cidade que sempre foi símbolo de possibilidades infinitas. E não foi só isso, o contato com pessoas de diversas partes do mundo – Vietnã, Colômbia, França, Inglaterra, Estados Unidos e outros – me proporcionou uma troca cultural inestimável. De repente, o mundo parecia menor, mais acessível, e ao mesmo tempo infinitamente maior em possibilidades.

Além disso, todos os dias éramos imersos em excursões pelos pontos turísticos mais icônicos da cidade. Cada canto de Nova York parecia uma descoberta nova e emocionante. Voltei para casa com uma visão não só muito mais apurada do inglês, mas também com uma compreensão totalmente nova da vida e das oportunidades que existem além do que eu conhecia. Sou imensamente grata por essa oportunidade e, sem dúvida, recomendo a todos que, se possível, embarquem em uma experiência como essa. Ela pode realmente mudar sua perspectiva de mundo.