Conheça todas as oportunidade que a #FATECFERRAZ lhe oferece e #PARTICIPE!
Visa pormovoer a cooperação entre o Centro Paula Souza (CPS) e universidades, empresas e centros de pesquisas internacionais. Compreendendemos que a educação pelo futuro deve ser tomada como um processo sem fronteiras, direcionado ao progresso científico e tecnológico.
ACORDOS
Atualmente possuímos 67 acordos, dois protocolos de intenção internacionais (instituição polonesa Czestochowa University of Technology e a sul-coreana Chungnam National University) e um convênio com o Santander Universidades.
QUER ESTUDAR NO EXTERIOR?
Além do ganho na vivência do multiculturalismo, o intercâmbio em países estrangeiros proporciona o acesso a conhecimentos tecnológicos diversos, o que leva a formas diversas com as quais um profissional pode atender as novas demandas da globalização.
O programa de intercâmbio pode acontecer por meio do acesso a uma plataforma online ou por meio de viagem internacional, cujo foco pode ser a educação de nível superior, pesquisa acadêmica, ou fins profissionais.
VIVA UMA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL!
PRIMEIRO PASSO:
O Intercâmbio Cultural é um Programa do CPS ofertado aos Alunos dos Cursos Técnicos e Tecnológicos do Centro Paula Souza, oferecendo bolsas de um Curso de Imersão de Língua Inglesa ou Espanhola ao(s) melhor(es) aluno(s) de cada unidade. Para participar do processo seletivo é necessário verificar os requisitos no respectivo Edital.
Nem essa página de dúvidas e nem conteúdos de outros meios de informação ou divulgação podem substituir a leitura do edital, que disciplina todo o processo do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.
Quais os requisitos para os alunos de Fatec se inscreverem?
📌 Os estudantes das Fatecs (modalidade presencial) deverão consultar no edital o PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) necessário para fazer a sua inscrição de acordo com o Edital.
Preciso ter conhecimento de inglês ou espanhol para fazer o Intercâmbio Cultural?
Não. A bolsa é atribuída ao desempenho acadêmico do estudante de acordo com a Deliberação CEETPS Nº37/2017 e todas as suas atualizações.Assim, não há necessidade de apresentação de certificação em língua estrangeira para participar do Intercâmbio Cultural, visto que tais certificações não são requisitos para a participação desse programa.Tais certificados também não constam dos critérios de pontuação definidos em deliberação, de modo que não possuem valor ou peso no processo de deferimento de inscrições e de classificação dos alunos para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.
Quais os destinos do Intercâmbio Cultural?
Os países de destino do Intercâmbio Cultural são definidos no respectivo edital.
Posso escolher o meu destino no Intercâmbio Cultural?
Não. O destino e o período de embarque serão definidos pela Agência Contratada de forma aleatória e não poderá ser alterado em nenhuma circunstância.
Posso escolher o período e o grupo de embarque no Intercâmbio Cultural?
Não pode. A montagem dos grupos de embarque e o calendário de participação são definidos de maneira aleatória pela agência organizadora do Intercâmbio Cultural, definida em licitação.
Quais serão as etapas de classificação?
1ª Etapa (Eliminatória): Deferimento ou indeferimento das candidaturas conforme requisitos e procedimentos estabelecidos em edital;
2ª Etapa (classificatória): Classificação dos alunos com candidatura deferida em ordem decrescente pelo Índice de Intercâmbio Final – IIF instituído pela versão mais recente e atualizada da DELIBERAÇÃO CEETEPS – 37, DE 10-08-2017, consideradas todas as atualizações publicadas.
Após essa classificação preliminar haverá o período de interposição de recursos, análise e envio das respectivas respostas dos recursos. Durante esse período os candidatos envolvidos devem aguardar, sem antecipar nenhuma atividade ou gasto financeiro;
3ª Etapa (convocatória): os estudantes selecionados na lista definitiva homologada de classificados e contatados pela ARInter e/ou pela agência Operadora, responsável pelo Intercâmbio. Os alunos deverão apresentar a documentação solicitada, dentro dos prazos estabelecidos. Em caso de não atendimento de envio de documentos dentro dos prazos ou de desistência, o classificado perderá a sua bolsa e ela será destinada à lista reserva de suplentes, conforme critérios descritos em edital. Os suplentes devem aguardar e só devem enviar documentação se forem convocados em virtude de desistências ou eventuais desclassificações.
Em casos de empate, será seguido o critério definido no Anexo I da DELIBERAÇÃO CEETEPS nº 37/2017, consideradas todas as suas atualizações publicadas.
Como realizar a inscrição?
As inscrições são feitas exclusivamente pelo site de editais abertos da ARInter e exclusivamente utilizando o Sistema ARInter. O sistema é configurado para permitir a inscrição apenas dos alunos que atendam a todos os critérios de inscrição. Outros alunos não terão acesso à inscrição e podem visualizar apenas uma página em branco ou outros editais para os quais eles possam se inscrever.
Apenas alunos que atendam a todos os critérios e requisitos do respectivo edital podem participar do Intercâmbio Cultural:
https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos
As inscrições estarão abertas a partir da publicação do edital.
Procedimento para inscrições:
Acessar o link https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/;
1 – Preencher e submeter a inscrição do referido Edital;
2 – Validar inscrição por meio do link recebido no e-mail indicado no ato da inscrição;
3 – Aguardar a mensagem eletrônica de confirmação da inscrição.
4 – As informações prestadas no momento da inscrição devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato, que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do processo seletivo a qualquer tempo;
5 – Inscrições incompletas, após o prazo, efetuadas erroneamente ou não submetidas serão invalidadas;
6 – A ARInter não se responsabiliza por problemas de conexão e/ou falhas na comunicação por meio da Internet.
O aluno que tiver participado de edições anteriores do Intercâmbio Cultural oferecido pelo Centro Paula Souza não poderá se inscrever e, no caso de conseguir se inscrever, será desclassificado.
O aluno que tiver participado de outro programa de intercâmbio presencial do Centro Paula Souza no ano corrente, não poderá se inscrever, conforme Portaria CEETEPS-GDS – 1009, de 2-7-2015 e suas alterações.
O aluno que tiver sido desistente de outro programa de intercâmbio do Centro Paula Souza, não poderá se inscrever, conforme Portaria CEETEPS-GDS – 1009, de 2-7-2015 e suas alterações.
Vou precisar de passaporte para o Intercâmbio Cultural?
Para realizar o Intercâmbio Cultural será necessário a emissão de passaporte. Contudo, poderão ocorrer situações específicas para cada destino definido em edital, devido a exigências diplomáticas, sanitárias e políticas. O candidato tem a obrigação de se atualizar em relação à necessidade e a obrigatoriedade de documentos adequados ao seu país de destino.
A Assessoria de Relações Internacionais, recomenda que não sejam dispensados recursos para este fim até que haja a confirmação final da classificação do estudante para uso da bolsa. A classificação final será publicada após o prazo e a análise das interposições de recursos.
A antecipação de custos para este fim será de inteira responsabilidade do aluno e/ou de seu responsável.
O TOEIC® é um teste padronizado de inglês orientado para escolas, profissionais e empresas. O Exame TOEIC® está atualmente separado em dois testes, um que avalia as capacidades receptivas (leitura e compreensão oral) – TOEIC® Listening & Reading – e um que avalia a produção de inglês (fala e escrita) – TOEIC® Speaking & Writing – Os candidatos podem escolher fazer os dois testes, ou apenas um, dependendo das suas necessidades. A estrutura e pontuação de cada um dos testes é diferente e se complementam.
Fornecendo pontuações precisas, confiáveis e comparáveis, os testes TOEIC® avaliam todas as 4 habilidades do idioma – compreensão oral, leitura, fala e escrita – e oferecem um entendimento completo de sua proficiência no idioma inglês.
O resultado do teste TOEIC® é impresso em um certificado internacional chamado “score report” que contempla proteção a fraude em sua produção e também conta com um guia de capacidade conforme a pontuação atingida em cada uma das habilidades.
Reconhecimento Internacional
O teste TOEIC® é o teste de inglês mais aplicado e reconhecido em todo o mundo, conta com mais de 8 milhões de aplicações por ano, reconhecido por mais de 14.000 empresas em 160 países.
No Brasil conta com mais de 20.000 testagens anuais
Sua principal qualidade que o torna o teste de inglês de maior reconhecimento internacional está em seu desenvolvimento que visa contexto e não conteúdo. Desta forma o teste não cria nenhum vínculo com nenhuma metodologia de ensino ou material didático.
O contexto em que o TOEIC® foi desenvolvido o capacita a avaliar os candidatos no âmbito Social, Profissional e Educacional
Abrangência geral
O teste TOEIC® não necessita de nenhuma preparação prévia para sua aplicação e abrange desde o nível básico de inglês, nomeado como A1 na Common European Framework of Reference, até o nível avançado de inglês, nomeado como C1, possibilitando que todos os candidatos possam realizar a prova sem nenhum tipo de exclusão devido ao nível de conhecimento de cada um em uma única sessão.
Teste classificatório
O teste TOEIC® não tem caráter reprovatório, ele apenas classifica, pontua, todos os candidatos que o realizam, mostrando o nível de proficiência de inglês de cada indivíduo. Ao final, todos os candidatos são certificados de acordo com o seu desempenho.
Diferenciais do TOEIC®:
Além do grande diferencial de ser um teste de domínio do idioma e não uma simples avaliação de pontos gramaticais, o Teste TOEIC® oferece algumas vantagens significativas:
Flexibilidade de aplicação, modelo de vestibular.
Rapidez da obtenção dos resultados.
Descrição precisa da capacidade do avaliado de acordo com sua pontuação em cada habilidade.
Credibilidade internacional.
Maior reconhecimento mundial. É o teste de proficiência em inglês mais utilizado, por cerca de 10.000 organizações em cerca de 120 países.
Não reprova, pontua e analisa.
Não exige testagem prévia.
Por mais de 40 anos, corporações e instituições educacionais em todo o mundo têm confiado nas pontuações dos testes TOEIC® para garantir que os indivíduos tenham as habilidades do idioma inglês necessárias para enfrentar os desafios de comunicação de um local de trabalho global. Hoje, mais de 14.000 organizações em 160 países usam as pontuações dos testes TOEIC para avaliar a proficiência no idioma inglês, incluindo 7 das 10 principais empresas classificadas na lista Fortune Global 500®.
TOIEC Bridge – Certificação Internacional direcionada para candidatos iniciantes a intermediário oferecido pelo CPS custa em média R$ 556,00. E como aluno da Fatec Ferraz você tem a chance de faze-lo de GRAÇA!
É a verificação de conhecimentos que permite dispensar o estudante de cursar disciplinas obrigatórias ou optativas da sua grade curricular.
Aqui na Fatec Ferraz o aluno pode eliminiar um semestre ou mais de inglês através do Exame de proficiência.
Atenção: O aluno pode submeter-se ao teste de proficiência apenas no primeiro semestre.
É o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos do Centro Paula Souza e outras instituições participantes, que possuem características inovadoras, de transformação social, aplicação de tecnologia e criatividade.
A diversidade e a qualidade dos trabalhos expressam, de forma bastante significativa, os projetos pedagógicos do ensino médio, cursos técnicos de nível médio e superior tecnológico e têm, entre seus objetivos, o desenvolvimento da visão empreendedora, criativa, inovadora e científico-tecnológica.
FETEPS 2024 – As alunas Vanessa Sant’Ana, Larissa Silva e Anna Napolitano tiveram seu projeto “MENTEC: Software para promover a integração entre alunos de tecnologia através de monitoria” confirmado na feira.
Nasceu em 2010, em Jundiaí, organizado pelo Comitê de Coordenadores do Curso Superior de Tecnologia em Logística das Fatecs, que atualmente conta com os representantes de 24 Fatecs, abrangendo os cursos de Logística, Gestão de Logística Integrada, Logística aeroportuária, Transporte Terrestre e Gestão Portuária.
É um evento anual, itinerante, realizado com rotatividade nas Fatecs que oferecem os cursos relacionados e apresenta uma média de 3.000 congressistas em cada edição.
Tem os objetivos de estimular a publicação e divulgação de trabalhos científicos de docentes e alunos das Fatecs; aproximar a academia e a comunidade empresarial, para desenvolver parcerias e colaborações que sustentem a evolução do ensino tecnológico e da pesquisa aplicada.
O evento, aberto às comunidades acadêmica e empresarial, prevê várias atividades, como palestras (contando com a presença dos maiores expoentes da logística no horizonte nacional), workshops, visitas técnicas e apresentação de artigos científicos (com uma média de mais de 400 trabalhos publicados), além da apresentação de novas tecnologias e inovações por parte dos parceiros e patrocinadores.
A edição de 2024 a XV, volta para o berço inicial, Jundiaí, e se caracteriza como edição comemorativa, como foco principal na inovação e na aplicação das práticas de ESG. Ao longo do evento é realizada, também, a fase final (premiação) do “Desafio Paragon de simulação em Arena”, concurso criado pela Paragon, patrocinadora do evento e fornecedora do software ARENA da Rockwell amplamente utilizado nas práticas didáticas das Fatecs.
O tema do desafio 2024 é: “Planejamento a produção com logística reversa no Arena”.
FATECLOG DE 2023 – a equipe do projeto Beauty Key teve a oportunidade de apresentar sua aplicação que traz uma proposta inovadora. Composta pelos integrantes Alex Cardoso, Breno de Andrade Noronha, Heriwelton Rocha, Levi dos Santos Silva, Marisa Durval Oleksinski e por mim, Fabio Neves dos Santos a equipe se dedicou a criar uma plataforma que revoluciona a forma como os serviços de beleza são oferecidos.
A Beauty Key surge como uma solução para a diversidade de serviços de beleza disponíveis no mercado, buscando atender melhor os clientes e expandir o público das empresas do setor. O objetivo principal do projeto é criar uma plataforma que conectasse profissionais de beleza aos clientes, proporcionando a eles a possibilidade de escolher entre uma variedade de serviços, selecionar o local de atendimento e agendar seu horário de forma imediata ou futura, considerando a disponibilidade dos profissionais e salões.
Para embasar o desenvolvimento do projeto, a equipe realizou pesquisas complementares que enriqueceram a parte teórica da documentação. Além disso, foi conduzida uma pesquisa de aceitação da aplicação, envolvendo tanto clientes quanto profissionais do setor estético. Essas iniciativas garantiram uma base sólida para o projeto e permitiram que a equipe compreendesse as necessidades do mercado e dos usuários.
O projeto Beauty Key teve início no segundo semestre de 2021, com a idealização dos integrantes Marisa Durval e Fabio Neves, e a ideia inicial surgiu da necessidade de pessoas que se uniram para desenvolver uma solução inovadora e disruptiva no mercado de beleza.
A Assessoria de Inovação Tecnológica (INOVA CPS) é o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza (CPS) (Art. 29 – Deliberação 77), com suas competências previstas na Lei Complementar Estadual nº 1.049/2008 e na Lei nº 10.973/2004, possuindo as atribuições previstas nesta Deliberação e as seguintes, em consonância com o Decreto 62.817/2017:
I – promover o desenvolvimento e a implementação das políticas institucionais de inovação do CEETEPS;
II – fomentar a pesquisa aplicada e a inovação no CEETEPS, servindo de elo com os setores produtivos;
III – zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
IV – avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa para o atendimento das disposições da Lei federal nº 10.973/2004;
V – avaliar a solicitação de inventor independente para adoção de invenção na forma do artigo 15 da Lei Complementar Estadual nº 1.049/2008;
VI – opinar pela conveniência de promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição;
VII – opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual;
VIII – acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição;
IX – desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação do CEETEPS;
X – desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pelo CEETEPS;
XI – promover e acompanhar o relacionamento do CEETEPS com empresas;
XII – negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologia oriunda do CEETEPS.
Nossa missão é promover políticas de inovação e coordenar ações dirigidas ao desenvolvimento de parcerias com as empresas, com o setor público e com as instituições de ciência e tecnologia, apoiando a Superintendência e demais Coordenadorias e Assessorias do Centro Paula Souza no desenvolvimento de ações que visam dinamizar o ensino voltado à pesquisa, tecnologia e inovação e, dessa forma, contribuir para aumentar o impacto do CPS no desenvolvimento social e econômico do estado de São Paulo.
Trilha de Empreendedorismo e Inovação
Escola de Inovadores – A Escola de Inovadores é um curso de extensão em empreendedorismo criado pela Inova CPS que visa fornecer ferramental básico de Empreendedorismo e Inovação disponibilizando um ambiente criativo e digital para que os participantes se capacitem e desenvolvam seus modelos de negócios.
Vitrine Inova CPS – A Vitrine Inova CPS se propõe a dar visibilidade a 50 (cinquenta) projetos selecionados a partir da Escola de Inovadores com o fim de mostrar ao mercado as propostas de empreendimento desses projetos e fazê-los se desenvolver e prosperar.
Acelera Inova CPS – Ao passar pelas duas etapas anteriores, 10 (dez) projetos são selecionados para a Acelera Inova CPS, que pretende realizar mentorias mais intensas visando o potencial mercadológico desses projetos.
Programa de Capacitações – Academia InovaCPS
Capacitações – Academia Inova CPS – Conjunto de cursos que visam a difusão de conhecimentos, habilidades e atitudes, com objetivo de promover uma visão empreendedora e inovativa.
Conheça nossos Agentes de Inovação
Agentes de Inovação – Professores do Centro Paula Souza com a missão de estimular e incentivar a comunidade acadêmica do CPS (Alunos, Professores, Coordenadores, Diretores) e empreendedores para a mudança do novos paradigmas do Século XXI.
Deliberação e Descrição
Deliberação CEETEPS nº 06, 25 de novembro de 2010: Cria a Agência de Inovação “Inova Paula Souza” e institui grupo de trabalho para propor a sua regulamentação. [REVOGADA – Deliberação 45]
Deliberação CEETEPS nº 12, 12 de fevereiro de 2015: Altera os dispositivos da Deliberação CEETEPS – 3, de 30/05/2008, que dispõe sobre a reorganização da Administração Central do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, e dá providências correlatas.
Deliberação nº 14, 13 de abril de 2015: Aprova o Regimento Interno da Assessoria de Inovação Tecnológica, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e dá providências correlatas. [REVOGADA – Deliberação 45]
Deliberação CEETEPS nº 43, de 08 de novembro de 2018: Institui normas específicas e regulamenta as ações do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS para execução do Marco Legal de Ciência e Tecnologia. [REVOGADA – Deliberação 77]
Deliberação CEETEPS nº 45, de 13 de dezembro de 2018: Altera os dispositivos da Deliberação CEETEPS – 3, de 30-05-2008, que dispõe sobre a reorganização da Administração Central do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, revoga as Deliberações CEETEPS 06 de 25-11- 2010 e a Deliberação CEETEPS 14 de 13-04-2015 nas suas integralidade, e dá providências correlatas.
Deliberação CEETEPS nº 77, de 30 de dezembro de 2021: Estabelece a política de gestão de propriedade intelectual e inovação tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS
Deliberação CEETEPS 12, de 12 fevereiro de 2015.
A Maratona de Programação InterFatecs é um evento anual promovido pelas Fatec – Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo e o CPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza que reúne estudantes e docentes das várias Fatecs que oferecem cursos na área de Informática. Trata-se de uma competição disputada em equipes que envolve a resolução de problemas por meio do projeto e implementação de algoritmos computacionais.
O evento é inspirado na Maratona de Programação promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) como etapa seletiva do ACM-ICPC, competição mundial de projeto e implementação de algoritmos computacionais.
OBJETIVOS
A competição possui como objetivos principais o aprimoramento dos estudantes nas técnicas de projeto e implementação de algoritmos, o desenvolvimento da sua capacidade de trabalho em equipe e também o estímulo ao uso da criatividade e do aperfeiçoamento na habilidade de resolver problemas sob pressão.
São objetivos complementares da Maratona InterFatecs promover uma maior integração dos corpos docente e discente dos diversos cursos de graduação na área de Informática mantidos pelo Centro Paula Souza e a criação de mais um espaço de discussão sobre os diversos aspectos da atividade acadêmica que podem se refletir em melhorias na qualidade dos cursos oferecidos.
Etapas da Maratona InterFatecs
1. Formação de Equipes – Os alunos formam equipes (trios) com alunos da mesma Fatec. O coordenador e os professores do curso podem ajudar na formação de equipes.
2. Inscrições – As equipes contatam o coordenador ou algum professor do curso e solicitam que sua inscrição seja realizada. As inscrições são GRATUITAS!
3. Aquecimento – Antes da competição, a equipe poderá praticar e testar seu ambiente para a maratona no ‘Aquecimento’
4. Primeira fase – No dia 18 de maio de 2024, as equipes realizarão a maratona online nas suas respectivas Fatecs
5. Fase Final – As equipes classificadas viajam até Bragança Paulista e participam da fase final no dia 28 de setembro de 2024.
Vamos torcer pela nossa equipe!
Como se Preparar
Existem diversos recursos que podem auxiliá-lo na preparação para a Maratona de Programação InterFatecs. Alguns estão listados a seguir:
Para leitura: Introdução a competições de programação de computadores (Prof. Cesar de Barros Munari).
Sites para treinamento
Existem diversos sites com problemas de competições brasileiras e internacionais, nos quais você pode cadastrar um usuário e submeter soluções:
Beecrowd
SPOJ Brasil
Site da Maratona Brasileira de Programação
Treinamento para o INTERFATECS – O Profesor Lúcio tem um projeto aqui na Fatec Ferraz que aocntece virtual ou presencial toda sexta-feira com esse intuito.
INTERFATECS 2024 – E no sábado 18/05 ocorreu a primeira etapa do #interfatecs e a @fatecferraz foi muito bem representada. UhU! Conseguindo se classificar para a Segunda Etapa que acontecerá na @fatecbpaulista. Parabéns a todos os professores envolvidos pela organização e apoio aos alunos. E parabéns aos alunos e alunas que participaram da maratona. Desde já desejamos sucesso e estaremos na torcida 👊🏻
Quantos alunos cada equipe deve ter?
As equipes são formadas por três (3) alunos titulares e opcionalmente um (1) reserva, que deverá participar do evento apenas no caso da ausência de um dos titulares.
Quais linguagens de programação posso utilizar?
Assim como na maratona brasileira, as equipes podem enviar suas soluções em C, C++, Java ou Python.
Como posso me preparar?
Além da leitura de materiais, existem sites com problemas de edições anteriores da InterFatecs e de outras maratonas. Acesse a seção Como se preparar para saber mais.
Como podemos fazer a inscrição?
As inscrições estarão abertas a partir do dia 11 de março ao dia 15 de abril de 2024. Elas devem ser feitas pelo professor técnico da equipe ou coordenador do curso.
Comentários recentes